Cultura

"A minha mãe anda estranha" dá prémio de literatura infantil a Ricardo Baptista

Ricardo Baptista recebeu, esta quinta-feira, em Almada, o Prémio Literário Maria Rosa Colaço destinado à literatura infantil, pela obra inédita "A minha mãe anda estranha".

O prémio tem o valor pecuniário de cinco mil euros, e a cerimónia de entrega decorreu quinta-feira à noite, na sala Pablo Neruda do Fórum Municipal Romeu Correia, em Almada.

A esta 10.ª edição do galardão candidataram-se 233 obras originais, que foram avaliadas por um júri composto por José Correia Tavares, pela Associação Portuguesa de Escritores, Isabel Minhós, pela Secção Portuguesa do Internacional Board for Young People, e José Fanha, em representação da Câmara Municipal de Almada, que organiza o concurso literário.

"A obra 'A minha mãe anda estranha' dá-nos a conhecer o quotidiano de Clara, uma menina de oito anos cuja vida passa por um período de grandes mudanças. Clara ainda escreve devagar, mas já se apercebeu de como os pensamentos 'correm muito depressa' e 'quase nunca esperam por nós'", segundo comunicado da edilidade almadense.

"Ainda assim, Clara escreve. Escreve para pensar melhor, para saber quem é, para organizar a vida e os dias, cheios de pequenas peripécias e grandes descobertas, como a de que é possível escrever 'poesia que não rima' ou a de que 'ser adulto é resolver imensas coisas'", lê-se no mesmo documento.

Ricardo Baptista nasceu no Porto, em 1978, é músico e professor de educação musical desde 2000. Formador em diversos projetos da Casa da Música, concebe e coordena outros projetos musicais como a Orquestra Fervença e a Orquestra da Bida Airada, segundo a nota da autarquia.

Na Guimarães2012 - Capital Europeia da Cultura concebeu e coordenou o programa "GuimarãesPlay".

Ricardo Baptista coordenou a equipa de investigação e monitorização do Festival do Norte 2013, para o Turismo do Porto e Norte de Portugal e, em 2014, fez parte do elenco do espetáculo "A primeira viagem ao espaço", que subiu à cena na Casa da Música.

O autor produziu já diversos trabalhos de música para crianças, integrados em edições de livros infantis.

O Prémio Literário Maria Rosa Colaço é organizado pela Câmara Municipal de Almada, desde 2005, e tem por objetivo "homenagear a ilustre escritora e incentivar a criatividade literária de autores portugueses, nos domínios da Literatura Infantil ou Literatura Juvenil".

Redação