Justiça

Professor tentou extorquir 50 mil euros a diretor de escola em Ponte de Lima

A GNR de Viana do Castelo deve um professor de uma escola profissional em Ponte de Lima suspeito de tentar extorquir 50 mil euros ao diretor do mesmo estabelecimento de ensino.

A detenção ocorreu na terça-feira, cerca das 13.45 horas. Segundo fonte da GNR, o docente, que exercia também as funções de diretor pedagógico na escola, enviou um e-mail de uma conta de correio eletrónico fictícia ameaçando "assassinar um familiar" do visado caso este não lhe entregasse o dinheiro.

O suspeito acabou por ser detido quando foi buscar a referida quantia a uma sala de aula, o local previamente combinado para entrega.

O diretor geral da escola tinha denunciado a situação de que estava a ser vítima em finais de outubro. O seu colega, professor e diretor pedagógico, tem 31 anos e é natural de Ponte de Lima. Após a sua detenção, a GNR efetuou buscas no local de trabalho do suspeito, na sua residência e no seu veículo, tendo as mesmas resultado na apreensão de dois computadores portáteis, um computador de secretária e um telemóvel.

O detido será presente esta quarta-feira nos Serviços do Ministério Público do Tribunal Judicial de Caminha, pelas 14.00 horas.

Ana Peixoto Fernandes