O presidente do Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol (SJPF) disse, esta terça-feira, não compreender as intenções da Liga de Clubes de aceitar que um grupo económico imponha jogadores estrangeiros às equipas da II liga a troco de patrocínios.
"Não compreendemos como é que a Liga, fazendo fé nas notícias que têm vindo a público, aceita que um grupo económico imponha jogadores aos clubes e aos treinadores, correndo o risco de colocar em causa a própria verdade desportiva", disse Joaquim Evangelista à agência Lusa.
A Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) assinou, em Pequim, um acordo com a Ledman, ao abrigo do qual a multinacional chinesa Ledman vai patrocinar a II Liga a partir da próxima época.
De acordo com o presidente da Ledman, Martin Lee, a II Liga portuguesa passará a chamar-se Ledman LigaPro e os dez melhores clubes do campeonato receberão todos os anos um jogador chinês.
Pedro Proença, presidente da LPFP, não confirmou os números avançados por Martin Lee, optando por apontar o intercâmbio de jogadores chineses como uma "possibilidade remota".
Joaquim Evangelista considerou que "independentemente de ser verdade" o que tem vindo a público sobre o acordo de patrocínio, existem princípios fundamentais para defender o futebol português.
Segundo Evangelista, esses princípios são: "escrutinar a idoneidade dos investigadores, perceber se há alguma ligação direta ou indireta ao fenómeno dos resultados combinados e fazer a aposta nos jovens jogadores portugueses".
Joaquim Evangelista lembrou ainda que "recentemente o sindicato fez um acordo com a Liga e aceitou reduzir a massa salarial em troca da aposta nos jovens jogadores nacionais" e que "as equipas B e a II liga têm a função de ser um espaço de afirmação do jogador nacional e um espaço de transição".
Em Pequim, Pedro Proença afirmou que o acordo com a Ledman vai incidir sobre a II Liga, mas pode abrir "portas para que abranja a Liga de Portugal como um todo".
Com sede em Shenzhen, uma das mais prósperas cidades chinesas, situada junto a Hong Kong, a Ledman é especializada no fabrico de painéis publicitários de alta resolução, utilizados sobretudo em estádios de futebol.
É ainda patrocinadora das duas principais ligas de futebol da China e tem uma participação de 25 milhões de euros na Infront Sports & Media, empresa suíça que detém os direitos de transmissão dos jogos do Mundial da modalidade.