Mundo

Teve convulsões e perdeu os sentidos a fazer queda livre

DR

Um australiano viveu alguns dos momentos mais assustadores da sua vida quando teve convulsões a 2700 metros de altitude, enquanto fazia queda livre. Veja o vídeo.

Christopher Jones, um australiano de 22 anos com epilepsia, tinha o sonho de ser piloto de aviões, mas a doença impediu-o de concretizar esse desejo. Como formar de colmatar a vontade de voar, decidiu que a queda livre seria uma boa opção e o médico concordou, mas nem tudo correu como o previsto durante um salto nos céus de Perth.

[Youtube:55QUQHm2B5A]

Apesar de estar sem convulsões há mais de dois anos, durante um salto em novembro de 2014 (cujos contornos e imagens só agora foram revelados), teve convulsões durante 30 segundos e perdeu os sentidos a 2700 metros de altitude.

"Foi provavelmente o momento mais assustador da minha vida", revela Jones no vídeo publicado esta semana no YouTube. O momento dramático foi captado em vídeo pelo instrutor de salto, que depois de algum esforço conseguiu alcançá-lo e abrir o paraquedas, para que nada de errado acontecesse.

"Nunca fiquei preocupado que ele chegasse ao solo sem o paraquedas abrir, mas dadas as circunstâncias e onde estávamos, achei por bem abrir o paraquedas o mais depressa possível", disse Sheldon McFarlane, o instrutor de salto, salientando que Jones tinha dois sistemas de abertura automática para casos de emergência.

Nas imagens, é possível ver que a queda de Jones fica descontrolada quando ele perde os sentidos e o voo de McFarlane para o alcançar. Pouco depois de o paraquedas abrir, o saltador recuperou a consciência e conseguiu chegar ao solo em segurança.

JN