Desporto

Vítor Pereira de atalaia com o Braga: "A mim não me surpreende..."

Vítor Pereira YURI KOCHETKOV/EPA

Técnico português do Fenerbahce adverte adeptos e imprensa turca - "Só conhecem o F.C. Porto, o Benfica e o Sporting" - e anuncia "eliminatória equilibrada" com o Braga. A primeira mão dos dezasseis de final da Liga Europa é já nesta quinta-feira (18 horas/SIC), aqui em Istambul.

"Aqui na Turquia existe a ideia de que o futebol português se resume aos três grandes. É um engano. O Braga é um clube que tem crescido muito, que se bate de igual para igual com F.C. Porto, Benfica e Sporting e que, ainda recentemente, esteve na final da Liga Europa. É uma equipa com bons jogadores, com um bom treinador. Como todos verão, vai colocar-nos dificuldades. O Braga pode surpreender os nossos adeptos. A mim não", disse Vítor Pereira, ao início desta tarde, no lançamento do desafio com os Guerreiros do Minho.

E se lhe apontam a desproporção das forças em combate - "O Fenerbace investiu 40 milhões em jogadores, nós gastámos quatro milhões", como verifica António Salvador, presidente do Braga -, o treinador do gigante turco (180 milhões de orçamento, dez vez maior que o do clube português) "acha normal" que lhe seja atribuído favoritismo.

"É natural que o Braga e o Paulo Fonseca digam isso, mas todos sabemos que será uma eliminatória muito competitiva. Se somos favoritos, temos de o provar com futebol, no campo", afirmou Vítor Pereira, que conta com outra vantagem. "Esperamos o apoio dos nossos adeptos", diz o treinador português, anunciando já o vulcão que será o estádio Sukru Saracoglu, onde estarão 52 mil fanático adeptos do FB.

Para o treinador bicampeão pelo F. C. Porto em 2012 e 2013 e desde então emigrado na Arábia Saudita, na Grécia e na Turquia, o primeiro encontro com uma equipa portuguesa ao cabo de três anos tem "um sentimento especial", mas também diz que a ausência não o deixa tão longe assim. "Acompanho tudo o que se passa em Portugal. No futebol também. Estou longe, mas conheço muito bem a equipa do Braga. Sei que vou defrontar uma equipa agressiva e organizada. E sei que eles vêm cá com ambições, com toda a legitimidade", afirmou Vítor Pereira.

O treinador do Fenerbahce não divulgou a lista de convocados. Certas estão apenas duas baixas: o médio Diego (ex-F.C Porto) está suspenso e o avançado Markovic (ex-Benfica) está lesionado. Os internacionais portugueses Bruno Alves e Nani serão titulares. Raul Meireles, ainda a recuperar de lesão, está em dúvida.

A equipa do Braga, que pousou em Istambul ao início da tarde desta quarta-feira, tem treinado marcado para 18 horas, no Estádio Sukru Saracoglu, onde o treinador Paulo Fonseca também comparecerá para a habitual conferência de imprensa.