Mundo

Memorial da Praça da Bolsa vai ser conservado

Praça da Bolsa foi transformada num memorial REUTERS/Francois Lenoir

As velas, flores, bandeiras e mensagens escritas em papel depositadas na Praça da Bolsa, em Bruxelas, em memória das vítimas dos atentados de terça-feira, vão ser conservadas pelos arquivos da cidade.

"Temos uma dupla missão: tentar fotografar o máximo de mensagens que aqui são colocadas, sobretudo as que não são recuperáveis, e depois tentar recolher as mensagens colocadas, mesmo que estejam um pouco estragadas devido à chuva desta noite", disse Frédéric Boquet, chefe dos Arquivos da cidade de Bruxelas, citado pela Euronews.

Deste terça-feira que a Praça da Bolsa, localizada na baixa da cidade, foi escolhida como memorial espontâneo em homenagem aos pelo menos 35 mortos e 340 feridos das explosões do aeroporto de Bruxelas e da estação de metro de Maelbeek.

O local foi palco de tensões no domingo, depois de um grupo identificado com a extrema-direita adotar atitudes provocatórias.

Esta segunda-feira, feriado na capital belga, diminuiu o número de pessoas no local, assim como de jornalistas. Ao contrário de domingo, esta tarde não são visíveis barreiras policiais, nomeadamente de revista aleatória a quem se aproximava da zona.

O aparato de veículos militares também diminuiu.

Enquanto os parques verdes públicos e as instituições europeias estão fechados, na baixa, a maior parte das lojas de recordações, de chocolates e de restaurantes estão abertos.

Porém, mesmo com o sol a brilhar, as esplanadas estão vazias e mesmo a Grand Place está longe das enchentes habituais.

Redação