O ensino de Inglês chega, este ano lectivo, a cerca de 3.500 alunos que frequentam os 3º e 4º anos do 1º ciclo do ensino básico no Concelho de Barcelos. A Direcção Regional de Educação do Norte (DREN) deu ontem conhecimento à Câmara de Barcelos da aprovação da candidatura que o município entregou naqueles serviços, para o financiamento do ensino da língua inglesa.
A Autarquia barcelense, ao abrigo do programa de generalização do ensino de inglês, apresentou, junto da DREN, a documentação necessária para que cerca de 3.500 alunos de todo o concelho, repartidos por 161 turmas, tenham a possibilidade de tomar contacto com a língua inglesa.
Para a implementação desse projecto, a Câmara Municipal elaborou e assinou protocolos de parceria com todos os Agrupamentos de Escolas do Concelho, o que permitirá que, em termos de oferta educativa extracurricular, todos os alunos dos 3º e 4º anos do 1º ciclo do ensino básico tenham acesso gratuito a essa oferta.
"O objectivo da autarquia é assegurar o desenvolvimento de competências e fomentar o interesse pela aprendizagem do Inglês, língua que constitui uma ferramenta fundamental, num mundo cada vez mais globalizado e competitivo", referiu fonte camarária.
No protocolo que a Câmara Municipal assinou com os Agrupamentos escolares, ficou estabelecido que a duração das aulas será de 135 minutos, o que corresponde a um tempo e meio lectivo por semana.
Recorde-se que a Câmara de Barcelos foi um dos municípios pioneiros, a proporcionar o ensino da língua inglesa aos alunos do ensino básico. A autarquia barcelense, de há cinco anos a esta parte, promove aulas de inglês gratuitas, que já abrangeram oito mil alunos.