NTV

Jornalista Ricardo J. Rodrigues vence Prémio Gazeta

O jornalista da revista "Noticias Magazine" Reinaldo Rodrigues/Global Imagens

A reportagem "Um Milagre na Guerra" foi publicada na "Notícias Magazine" e reconhecida na categoria de Imprensa

O jornalista Ricardo J. Rodrigues venceu o Prémio Gazeta de Imprensa do Clube de Jornalistas. A reportagem "Um Milagre na Guerra", que conta a história de vida de Isabel "Batata-Doce" Jacinto, deu o prémio ao repórter da "Notícias Magazine", publicada aos domingos com os jornais "Diário de Notícias" e "Jornal de Notícias".

Ao JN, Ricardo J. Rodrigues afirmou ter adorado "fazer e contar esta história", que foi publicada em novembro do ano passado. "Veio-me parar ao colo a história de alguém que andava à procura do seu passado, que não sabia muito dele. E eu consegui ajudar a Isabel Jacinto a reconstituir essa história (...). E, também, claro que fico contente porque acredito que as guerras são locais onde às vezes os jornalistas conseguem encontrar raios de luz no meio da escuridão, histórias de dignidade humana", disse, admitindo que "foi emocionante".

Isabel "Batata-Doce" foi encontrada ainda bebé por militares portugueses em Angola, em 1965, durante a Guerra do Ultramar. Acolheram-na e trouxeram-na para Portugal, onde cresceu e ainda hoje vive. Uma história que, apesar de tudo, Ricardo J. Rodrigues não contou sozinho.

"Queria realçar que tive ajuda de muita gente para fazer isto. Desde o diretor do arquivo [Simões Dias], os arquivistas do Diário de Notícias que me ajudaram imenso, até a todas as pessoas que falaram comigo, à minha equipa que trabalha aqui na Notícias Magazine, os meus editores... Porque eu, às tantas, precisei de alguma ajuda", revelou o jornalista de 40 anos.

Este não é o primeiro galardão a reconhecer o trabalho de Ricardo J. Rodrigues. Antes do Prémio Gazeta de Imprensa, o jornalista já havia arrecadado duas menções honrosas do Prémio AMI - Jornalismo Contra a Indiferença, um Prémio de Jornalismo Direitos Humanos & Integração, dois Prémios de Jornalismo da UE "Pela Diversidade. Contra a Discriminação" e um Prémio Literário Orlando Gonçalves.

Rita Colaço (Rádio), Sofia Leite (Televisão), Pepe Brix (Fotografia), Catarina Santos (Multimédia) e Sibila Lind (Revelação) são os outros vencedores dos Prémios Gazeta 2015. O júri atribuiu o Troféu Gazeta de Mérito a Vicente Jorge Silva e distinguiu o semanário Reconquista com o Gazeta da Imprensa Regional.