Nacional

Comissão Europeia dá três semanas para evitar sanções

JAKUB GAVLAK/EPA

A Comissão Europeia vai dar a Espanha e Portugal três semanas para dar passos no sentido de corrigir os défices e evitar sanções.

A notícia está a avançar pela agência Reuters, que cita fonte da União Europeia.

A decisão, diz a notícia, seria uma solução de compromisso que os países, liderados pela Alemanha, que querem mais austeridade fiscal, estariam dispostos a aceitar, caso Portugal apresente soluções capazes de evitar os números das contas públicas que significariam sanções financeiras a Portugal e Espanha.

Os dois países têm até 27 de julho para proporem medidas.

O primeiro-ministro italiano pediu, na semana passada, que a União Europeia não sancionasse Portugal e Espanha, enquanto que a Alemanha, o seu ministro das Finanças, e o banco central alemão, têm afirmado que as regras da União Europeia são para cumprir, mesmo em altura de grande desemprego e crise de crescimento económico na Europa.

A Reuters diz que na reunião de terça-feira, a Comissão Europeia irá dar aos dois países oportunidade para mostrar que querem reduzir os seus défices para níveis abaixo dos 3%.

Na notícia, cita-se ainda outra fonte, que garante que a Comissão irá optar por uma abordagem moderada se Portugal e Espanha mostrarem sinais de querem controlar a contas públicas, como a Comissão quer que elas estejam. "Temos de castigar o passado, mas com um olho num futuro de redenção", afirma a fonte.

Redação