NTV

Pivô acusa presidente de televisão de assédio sexual

Gretchen Carlson, apresentadora da Fox News

Gretchen Carlson, apresentadora de 50 anos da Fox News, afirma que foi afastada da estação por recusar envolver-se sexualmente com o presidente da estação, Roger Ailes, 76 anos.

Gretchen Carlson agendou uma reunião com o presidente da Fox News, Roger Ailes, para manifestar o seu desconforto em relação àquilo que interpretava serem atitudes discriminatórias. Contudo, a resposta que ouviu a, na altura, apresentadora do canal, não foi a esperada. "Tu e eu já devíamos ter tido uma relação sexual há muito tempo. Depois, sim, serias boa e melhor, tal como eu", terá dito Ailes, segundo a acusação de Carlson.

O episódio ocorreu em junho de 2015 e faz parte de uma série de investidas de assédio que, alegadamente, Roger Ailes dirigiu à, agora, ex-apresentadora da estação, durante os 11 anos que trabalhou no canal.

Segundo a apresentadora, Roger Ailes utilizou os seus poderes de presidente e castigou a Gretchen com "cortes no salário, redução da sua presença em programas no canal e não renovação do contrato em junho de 2016".

A descrição das retaliações, que Carlson alega ter sido alvo, pode ler-se na ação judicial que a ex-apresentadora formalizou junto do Supremo Tribunal de Nova Jersey, e que o "New York Times" divulgou.

Para justificar a queixa, Carlson afirma que "foi despedida por não responder às tentativas de assédio sexual" e acusa Roger Ailes de ser um "predador em série".

Na mesma ação criminal, Gretchen Carlson acrescenta o nome de Steve Doocy, com quem apresentava "Friends and Doocy", acusando-o de vários episódios de "assédio sexual grave e generalizado", durante os intervalos do programa. A ex-apresentadora exige agora uma indemnização à estação.

Em declarações ao jornal nova-iorquino, Roger Ailes classifica as acusações de Carlson de "falsas" e "difamatórias", acrescentando que "o processo em tribunal é um ato de vingança, na sequência de uma decisão tomada por toda a estação". Já a Fox News, num comunicado oficial, reafirma "plena confiança" no seu Presidente.

Gretchen Carlson foi afastada da Fox News em junho de 2016 e, até então, conduzia o espaço informativo "The Real Stoy with Gretchen Carlson", líder de audiências à hora de transmissão.