Chegou o tão esperado dia da final do Euro 2016. Para que o jogo de hoje seja um sucesso é essencial que os nossos jogadores acertem nas marcações e que a RTP1 consiga acertar o som e a imagem da transmissão televisiva. Tem sido uma constante neste Europeu. Há um enorme delay entre o som e as imagens. É como se o som da RTP1 fosse uma espécie de Renato Sanches a cavalo, enquanto a imagem é o Bruno Alves com o Eliseu às cavalitas. Ouvimos o comentador gritar - golo! - ainda o jogador não arrancou para o penálti. Dá a sensação que é a astróloga da SIC a comentar a partida. No fundo, o que a RTP faz não é a transmissão do encontro mas sim fazer spoilers do jogo. O que vale é que é só a transmissão de um jogo do Campeonato da Europa de Futebol, porque se fizessem o mesmo com um episódio da Guerra dos Tronos, imagino a bronca que havia nas redes sociais.
Hoje, os portugueses espalhados pelo Mundo estão unidos em total apoio à nossa seleção. Das distantes ruas de Díli à vizinha São Caetano à Lapa, sede do PSD em Lisboa, todos vão torcer pela vitória da nossa equipa. Uns porque sentem amor à pátria e querem que Portugal vença, outros porque não perdoam os franceses terem eliminado a seleção alemã.
Por incrível que pareça, até pode haver franceses do nosso lado. Consta que Marine Le Pen está dividida porque Portugal tem quase tantos jogadores nascidos em França como a seleção francesa.
Segundo os especialistas, o maior perigo francês vem do Griezmann; que já marcou seis golos e não costuma ficar em branco. Não tenho nenhum problema com isso. Aliás, o meu sonho é ver o Griezmann marcar e dedicar um autogolo ao avô.
Se vencermos a final de hoje, proponho mudar o Dia de Portugal, de 10 de junho para 10 de julho. Passamos a festejar o Dia de Portugal de Cristiano e das Comunidades Portuguesas. Não vou entrar em comparações entre Camões e Ronaldo. Seria injusto. São épocas diferentes e o CR é só ligeiramente estrábico. Mas se dobrarmos este Bojador, esta epopeia merecia ser narrada e celebrada tal como a outra. O ideal era um canto de Camões para um golo de cabeça de Ronaldo.
Hoje, dobramos a besta negra. Força Portugal!