Nacional

Correia de Campos escolhido para o CES

António Correia de Campos Gerardo Santos / Global Imagens

O ex-ministro da Saúde António Correia de Campos foi o escolhido por PS e PSD para presidir ao Conselho Económico e Social, cujo nome estava por indicar desde outubro, à espera de entendimento.

A lista conjunta para os cargos de nomeação a indicar pela Assembleia da República foi divulgada esta sexta-feira à tarde e inclui os nomes para o Conselho Económico e Social (CES), dos cinco juízes em falta no Tribunal Constitucional, os sete membros efetivos do Conselho Superior da Magistratura e os três elementos para a Entidade Fiscalizadora do Segredo do Estado.

Correia de Campos vai suceder a Luís Filipe Pereira, também ex-ministro da Saúde, indicado pelo PSD em maio de 2015 para suceder a Silva Peneda, depois deste ter decidido abandonar o cargo para ser assessor de Jean Claude Juncker na Comissão Europeia em Bruxelas.

Foram também indicados os cinco nomes para o Tribunal Constitucional, entre os quais estão Manuel Costa Andrade, deputado do PSD entre 1976 e 1995, e Cláudio Monteiro, ex-deputado do PS.

Já à Entidade Fiscalizadora do Segredo do Estado rumam o ex-ministro da Cultura, João Soares, e a atual deputada do PSD, Teresa Leal Coelho, além do vice-almirante José Torres Soveral.

Nuno Miguel Ropio