Mundo

Alerta de tsunami na Nova Zelândia após sismo de 7,4

Primeiro-ministro australiano acompanha situação Lukas Coch/reuters

As autoridades da Nova Zelândia lançaram um alerta de tsunami após um sismo de magnitude 7,4 próximo da cidade de Christchurch.

"É possível um tsunami", informou a organização nacional de defesa civil, que gere as situações de emergência na Nova Zelândia.

Segundo a organização, "a primeira onda de atividade poderá não ser a mais significativa", podendo a atividade sísmica capaz de provocar um tsunami continuar durante várias horas.

Um sismo de magnitude 7,4 foi registado na Nova Zelândia, informou o serviço geológico dos Estados Unidos.

O sismo, a pouca profundidade, ocorreu a cerca de 90 quilómetros da cidade de Christchurch, na Ilha do Sul, informou a agência norte-americana.

Não há para já notícia de vítimas ou danos graves e inicialmente o Centro de Alerta para Tsunamis do Pacífico tinha dito que não haveria alerta de tsunami.

Fortes abalos foram sentidos em Wellington, a 200 quilómetros de distância.

O site GeoNet, do governo da Nova Zelândia, informou que o sismo foi sentido em todo o país e avisou os cidadãos para estarem alerta a possíveis réplicas.

O sismo ocorreu pouco depois da meia-noite de domingo (11:00 em Lisboa), com centro 93 quilómetros a nordeste de Christchurch, a uma profundidade de 10 quilómetros.

Os sismos costumam ser mais sentidos à superfície quando são menos profundos.

Em 2011, um sismo de magnitude 6,3 fez 185 mortos em Christchurch.

A Nova Zelândia fica situada no "Círculo de Fogo do Pacífico" um arco de falhas sísmicas no Oceano Pacífico, onde são comuns os tremores de terra.

Redação