Desporto

Messi e Neymar na luta pelo golo do ano. Escolha o melhor

Messi Andreu Dalmau/EPA

A FIFA anunciou, esta segunda-feira, os dez finalistas ao Prémio Puskas 2016, cujo vencedor vai ser revelado na gala do organismo que gere o futebol mundial, no dia 9 de janeiro do próximo ano.

Até lá, serão os internautas a votar nos seus golos preferidos, com a lista a ser reduzida a três já em dezembro.

Cristiano Ronaldo, Neymar, Ibrahimovic e James Rodríguez são alguns dos craques que já venceram o prémio Golo do Ano e, para 2016, a lista de dez inclui dois pesos pesados. Neymar pode repetir a distinção graças ao golo marcado pelo Barcelona ao Villarreal - em que passa a bola por cima de um adversário e remata de primeira -, enquanto Messi procura a primeira coroação. O argentino está nos finalistas graças a um livre direto contra os Estados Unidos, nas meias-finais da Copa Centenário.

A concorrer com os dois astros da equipa catalã estão outros momentos conseguidos em grandes palcos do futebol, como o de Saúl Niguez pelo Atlético de Madrid contra o Bayern de Munique, nas meias-finais da Liga dos Campeões da época passada, ou o de Hal-Robson Kanu, o galês que eliminou a Bélgica nos quartos de final do Euro 2016.

Mas também há ilustres desconhecidos que podem saltar para a ribalta, como Daniuska Rodríguez, a jovem venezuelana, de 17 anos, que assinou um momento "maradoniano" contra a Colômbia no Campeonato Sul-Americano de Sub-17, ou o finlandês Simon Skrabb. O duelo Gefle-Atvidaberg, da liga sueca, dificilmente seria notícia se o médio não tivesse marcado com um pontapé escorpião, ao melhor estilo do antigo guarda-redes colombiano Rene Higuita.

A lista de dez finalistas, onde se destaca também um livre "à" Roberto Carlos do malaio Mohd Faiz Subri, foi escolhida pelos goleadores Marta, Gabriel Batistuta e Marco van Basten.

Mario Gaspar (ESP)

Espanha - Inglaterra (13.11.2015)

Amigável internacional

Hlompho Kekana (AFS)

Camarões - África doSul (26.03.2016)

Copa das Nações Africanas (qualificação)

Marlone (BRA)

Corinthians - Cobresal (21.04.2016)

Taça Libertadores

Lionel Messi (ARG)

EUA - Argentina (21.06.2016)

Meia-final da Copa América Centenário

Neymar (BRA)

Barcelona - Villarreal (08.11.2015)

Liga espanhola

Saúl Ñíguez (ESP)

Atlético Madrid - Bayern M. (27.04.2016)

Meias-finais da Liga dos Campeões

Hal Robson-Kanu (WAL)

País de Gales - Bélgica (01.07.2016)

Quartos de final Euro 2016

Daniuska Rodríguez (VEN)

Venezuela - Colômbia (14.03.2016)

Camp.Sul-americano de Sub-17

Simon Skrabb (FIN)

Gefle - Åtvidaberg (31.10.2015)

Liga Sueca

Mohd Faiz Subri (MAS)

Penang - Pahang (16.02.2016)

Liga da Malásia

Miguel Pataco