Nacional

PS quer ouvir ministro da Segurança Social

Uma das instituições apoiadas pelo FEAC é o Banco Alimentar Paulo Jorge Magalhães/Global Imagens

O grupo parlamentar do PS pediu esta segunda-feira a audição do ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social no Parlamento. Os socialistas querem ouvir as explicações Vieira da Silva sobre os problemas na execução do Fundo Europeu de Auxílio às Pessoas Mais Carenciadas.

Segundo a notícia publicada pelo JN no passado dia 9 de dezembro, o Governo perdeu 28 milhões de euros em alimentos do Fundo Europeu de Auxílio às Pessoas Mais Carenciadas (FEAC) em 2016, simplesmente, porque não executou o programa.

As instituições parceiras revelaram que não foram abertos concursos ou que estes não foram regulamentados. O Governo anterior também não o fez. Mas para este, a falha encontra explicação no facto de o programa antecessor estar em transição.

Ao que o JN apurou, o Ministério alega que não terá recebido da anterior equipa o material fechado necessário e promete a retoma do programa no próximo ano.

Graças ao FEAC foram ajudados 400 mil portugueses num ano.

Dina Margato