Mundo

Trump acusado de plagiar bolo da tomada de posse de Obama

Bolo da inauguração da presidência de Trump Rick Wilking/REUTERS

O bolo criado para a inauguração da presidência de Trump, desta sexta-feira, está a causar celeuma nas redes sociais, pela semelhança com o bolo da tomada de posse de Obama, em 2013.

O agora presidente norte-americano foi acusado de plágio, depois de uma imagem, publicada pelo pasteleiro Duff Goldman no Twitter, ter lançado a controvérsia.

"O bolo da esquerda foi feito por mim para a inauguração da presidência de Obama, há quatro anos. O da direita é do Trump. Não fui eu que o fiz", escreveu Duff Goldman na rede social, realçando a semelhança evidente entre ambos os trabalhos.

As reações negativas à suposta escolha de Trump alastraram-se pela Internet, tendo havido até quem acusasse de plágio o agora presidente. No entanto, a situação já foi esclarecida.

A "Buttercream Bakeshop", a pastelaria responsável pelo bolo da inauguração da presidência de Trump, escreveu um comunicado no Facebook em que explica ter sido incumbida, pelo comité da organização do evento, de replicar o trabalho de Duff Goldman.

"Apesar de gostarmos de criar bolos com design original, ficamos radiantes quando nos pedem para recriar o trabalho de alguém, especialmente quando é uma obra de arte como esta", lê-se na nota, que explica que esse foi o pedido do comité responsável pela inauguração da presidência de Trump.

"A melhor parte é o facto de todos os lucros estarem a ser doados à 'Human Rights Campaign', uma das nossas instituições de caridade preferidas", rematou a pastelaria.

Ao que parece, o objetivo era mesmo que o bolo da tomada de posse do polémico milionário fosse igual ao bolo de Obama, em 2013.

Numa outra mensagem partilhada no Twitter, Duff Goldman parabenizou o trabalho do "fantástico pasteleiro que recreou o seu bolo".

Redação