Ílhavo

Onda leva mulher na praia da Costa Nova durante ritual religioso

Salomé Filipe/JN

Dez pessoas foram apanhadas pelo mar, pelas 20 horas de quinta-feira, na praia da Costa Nova, em Ílhavo. Quatro caíram à água mas só três conseguiram sair, pelo próprio pé.

Uma mulher de 34 anos, natural de Viseu, está desaparecida. As três vítimas que caíram ao mar foram transportadas para o Hospital de Aveiro em hipotermia.

O grupo, alegadamente, estaria concentrado para proceder a um ritual religioso. Aliás, no areal eram visíveis vários artefactos e alimentos frescos que indiciavam que o conjunto de pessoas, naturais de Tondela e Águeda, se tinha reunido para aquele efeito.

"Tivemos dez pessoas que vieram observar o mar. Quatro aproximaram-se de mais e foram arrastadas. Três delas saíram da água e uma senhora, com cerca de 40 anos, está desaparecida", disse à Lusa o comandante da Capitania do Porto de Aveiro.

As buscas vão prolongar-se durante a madrugada, mas as autoridades dizem que esperança de a encontrar viva é mais reduzida.

A previsão de agitação marítima levou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) a colocar sob aviso vermelho, a partir do meio da tarde e até à meia-noite, sete distritos do litoral - Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria e Lisboa.

No país há ainda vários avisos laranja e amarelos em vários distritos e algumas zonas das regiões autónomas, devido a agitação marítima, vento e chuva.

João Paulo Costa e Salomé Filipe