Economia

Schäuble avisa Portugal para evitar novo resgate

CHRISTOPHE PETIT TESSON/EPA

O ministro das Finanças alemão, Wolfgang Schäuble, disse esta quarta-feira que Portugal deve certificar-se de que "não precisa" de um novo resgate.

"Certifiquem-se de que não precisam de resgate", disse o ministro alemão numa conferência imprensa em Berlim, citado pela agência financeira Bloomberg.

Este foi o "aviso" de Wolfgang Schäuble a Portugal, tendo dito ainda que "os programas de resgate na zona euro ajudaram os países a regressar ao crescimento e às finanças públicas sólidas".

Na sua opinião, "a pressão" imposta nos planos de resgate "funcionou bem", o que foi positivo tanto ao nível do crescimento económico como da correção dos desequilíbrios orçamentais.

Pelas 13.12 horas, as taxas de juro da dívida de Portugal no prazo de 10 anos estavam a subir ligeiramente, transacionando-se nos 3,950%, contra 3,941% à mesma hora de terça-feira, segundo a Bloomberg.

Recorde-se que, em junho passado, Schäuble disse que Portugal estava a pedir "um segundo programa", mas depois suavizou o tom e disse que o país poderia precisar de novo resgate se não cumprisse as regras europeias.

Redação