Justiça

Português detido com dólares falsos em Moçambique

Português detido na posse de 5700 dólares falsos Arquivo Global Imagens

Um cidadão de nacionalidade portuguesa foi detido na posse de 5700 dólares falsos junto à fronteira de Machipanda, que divide Moçambique e Zimbabué.

O português de 53 anos, natural de Guimarães, e residente na Beira, a segunda maior cidade de Moçambique, foi detido na quarta-feira, transportando o valor numa bolsa, após uma operação de busca dos serviços de migração, explicou Elsidia Filipe, porta-voz do comando da Polícia de Manica.

"Estamos perante um crime de falsificação de moeda, pois este cidadão português foi detido na posse de 57 notas de 100 dólares norte-americanos falsos. Ele foi descoberto do lado moçambicano na fronteira entre Moçambique e Zimbabué", disse Elsidia Filipe, acrescentando que o mesmo está detido no comando distrital da Polícia de Manica.

O gerente de uma firma do ramo de comércio na Beira, explicou a polícia, tem frequentes movimentos para o Zimbabué, um país que adotou o uso do dólar norte-americano após uma crise económica em 2008, que resultou de uma frustrada reforma agrária.

"Este caso de flagrante delito ainda está em investigação" precisou Elsidia Filipe, afiançando que um processo-crime já foi instaurado.

Ainda segundo a polícia, este não é o primeiro caso de detenção e apreensão de moeda falsa este ano em Manica, tendo já sido desmantelado um grupo de jovens que tentava trocar centenas de notas de mil, em moeda moçambicana.

Redação