Mundo

ONU condena ataques "cobardes" contra igrejas no Egito

Ataques visaram igrejas coptas Mohamed Abd El Ghany/REUTERS

Os membros do Conselho de Segurança das Nações Unidas condenaram o que consideraram ataques "cobardes" contra duas igrejas coptas no Egito este domingo, que fizeram, pelo menos, 43 mortos.

O Conselho apelou, através de um comunicado, à colaboração de todos os estados membros com o Governo do Egito, para que se levem perante a justiça os autores dos dois atentados, que foram entretanto reivindicados pelo grupo radical Estado Islâmico (EI).

Os 15 membros do Conselho "manifestaram a sua simpatia e apresentaram as condolências às famílias das vítimas e ao Governo egípcio, e desejaram o rápido restabelecimento dos feridos", de acordo com o texto, citado pela agência France Press.

"Os membros do Conselho de Segurança reafirmam que o terrorismo, sob todas as suas formas, constitui uma das ameaças mais sérias à paz e à segurança internacionais", indica ainda o comunicado.

Dois atentados à bomba reivindicados pelo EI visaram duas igrejas coptas, fazendo um deles, pelo menos, 27 mortos na cidade de Tanta, e o segundo, pelo menos, mais 16 mortos em Alexandria, a três semanas de uma visita prevista do Papa Francisco ao país.

Redação