U
ma pintora brasileira, de São Paulo, Cristina Ruiz venceu o concurso de guiões de telenovelas em Portugal, organizado pela Script Makers , empresa de Rui Vilhena, autor de "Tempo de Viver" e "Ninguém como tu", produtos exibidos pela TVI. O novo projecto será produzido em Portugal.
Desde muito cedo também ligada à literatura, Cristina Ruiz foi uma das 77 autoras que enviaram propostas de telenovela para o 1º Concurso de Talentos, sendo o seu projecto o escolhido devido, essencialmente, à originalidade, exequibilidade e à possível boa comercialização do trabalho.
Com o nome de "O dom da vida", o guião vencedor tem, segundo a própria confidenciou, ao JN, cerca de 200 capítulos e a história é "bastante conflituosa". Apesar de não entrar em pormenores sobre o enredo (uma vez que assumiu o compromisso com a produtora de não a divulgar), Cristina Ruiz adianta que o guião "assenta numa história muito original e de vanguarda, cujo tema ainda não foi abordado em televisão".
O JN conseguiu, no entanto, apurar que a história é contemporânea e se relaciona com a biotécnica e principalmente com as novas tecnologias. A autora do projecto premiado revelou que globalmente a novela integrará 35 personagens, umas que "irão desaparecer durante a trama e outras, que, a meio da história, irão surgir".
Cristina Ruiz sente-se, naturalmente,entusiasmada com a ideia de ser a autora de uma novela que será produzida em Portugal e promete que o seu trabalho "irá dar que falar. Julgo que é uma história encantadora. Conflituosa, mas muito encantadora. Estou convencida que o público português irá gostar".
A autora virá trabalhar em Janeiro para o nosso país e começará, juntamente com o guionista Rui Vilhena, a adaptar o seu "O dom da vida" ao gosto do público português.
Além de se dedicar às artes plásticas, Cristina Ruiz, de descendência espanhola, é autora de cinco novelas, (no entanto, esta será a primeira a ser produzida) e já publicou vários livros, nomeadamente "Um leque andaluz", "Era filha de Yansã" e ainda "Se tudo na vida". Também escreveu várias peças de teatro, como "Nobuck", já levada à cena pelo grupo brasileiro Zebedeu, de São Paulo. Enquanto artista plástica tem obras expostas além do Brasil, em Espanha, Portugal, Estados Unidos e Argentina.
Pintora brasileira assegura
próxima novela em Portugal
Tema original decidiu a vitória
A confidencialidade é a palavra seguida à risca por todos os envolvidos no projecto. Tanto a autora Cristina Ruiz, como Célia Caeiro, responsável pelo 1º Concurso de Talentos da Script Makers, não quiseram desvendar em que consiste a história da telenovela que em breve poderá entrar nos nossos ecrãs.Tanto uma como outra garantem que o tema central nunca terá sido utilizado em novela televisiva. Célia Caeiro disse mesmo ao JN que "a originalidade e criatividade da história teriam sido os principais indicadores para que o projecto fosse escolhido". Ainda segundo a mesma responsável, candidataram-se ao concurso mais textos portugueses do que brasileiros 57 trabalhosportugueses e 20 guiões brasileiros.