Media

Rússia sai da Eurovisão após bloqueio da Ucrânia

Julia Samoilova, 27 anos, concorrente da Rússia EPA

Depois de a Ucrânia ter impedido a entrada da cantora russa no país, que este ano é palco do Festival Eurovisão da Canção, a Rússia decidiu retirar-se do concurso.

Julia Samoilova era a concorrente da Rússia no Festival Eurovisão da Canção deste ano mas a estação pública russa, o Channel One, anunciou esta quinta-feira que o país não vai participar no concurso europeu de música.

Esta decisão ocorre depois do anunciado bloqueio da Ucrânia em impedir a entrada da cantora russa no seu território. Os serviços secretos da Ucrânia (SSU) justificam a decisão com o facto de a intérprete, de 27 anos, ter atuado "de forma ilegal" na Crimeia após "a ocupação da região pela Rússia (em 2014)". A proibição tem efeito durante três anos.

A proposta da organização do festival para a participação da concorrente russa via satélite também foi recusada por Kiev.

Nunca antes um país tinha proibido a entrada de um artista na Eurovisão, pelo que a organização do Festival já tinha alertado que tal decisão iria levar à expulsão da Ucrânia das próximas edições do evento.

As semifinais realizam-se nos dias 9 e 11 de maio e a final está agendada para o dia 13 do mesmo mês, em Kiev.

O Channel One anunciou ainda que não irá transmitir o certame na Rússia.

Julia Samoilova, que sofre de Atrofia Muscular Espinhal, concorria com o tema "Flame Is Burning".

Redação