Mundo

Alpinista sobreviveu a 47 dias perdido nos Himalaias sem comida

Um jovem de Taiwan que esteve desaparecido nas montanhas do Nepal durante mais de um mês foi encontrado esta quarta-feira com vida.

Liang Sheng Yueh, de 21 anos, conseguiu sobreviver durante 47 dias nos Himalaias apenas com acesso a água e sal. Foi encontrado perto de uma cascata, numa zona isolada das montanhas. O alpinista estava acompanhado pela namorada, Liu Chen Chun, que acabou por morrer três dias antes da equipa de resgate chegar ao local.

O casal foi visto pela última vez no dia 9 de março, quando se preparava para visitar uma aldeia remota. Os jovens dirigiram-se para a montanha de Ganesh Himal, na cidade de Catmandu, e estavam a meio de uma longa caminhada quando se depararam com uma forte tempestade de neve.

Segundo as autoridades, os dois seguiram um rio na esperança de encontrar a aldeia mas acabaram por ficar retidos num precipício.

A família deu o alerta depois de nenhum deles ligar para casa a dar notícias, como tinham prometido.

A equipa de resgate procurou o casal nas duas primeiras semanas após o desaparecimento, mas sem sucesso. Os jovens estiveram perdidos até serem retomadas as buscas, no dia 20 de abril, e um deles ser encontrado com vida.

Quando foi encontrado, Liang Sheng Yueh tinha perdido 30 quilos e apresentava vários ferimentos. Foi transportado para o hospital de Catmandu onde foi assistido.

O corpo da jovem de 19 anos foi também levado para a capital.

Redação