Mundo

Salman Abedi esteve na Alemanha antes do ataque de Manchester

As forças de segurança alemãs sublinharam que Abedi não constava das listas de suspeitos nem era alvo de mandado de captura internacional DR

A polícia alemã investiga possíveis ligações entre uma suposta rede na Alemanha e o ataque de Manchester após ter detetado que Salman Abedi esteve na cidade de Dusseldorf quatro dias antes do atentado.

Fontes policiais disseram à revista alemã Focus que o autor do ataque de Manchester esteve na Alemanha, pelo menos duas vezes nos últimos dois anos.

A Focus escreve que segundo dados que os serviços de informações britânicos forneceram aos homólogos alemães, Salman Abedi, britânico de origem líbia, identificado como o bombista suicida do ataque de Manchester, foi passageiro de um voo entre Frankfurt e o Reino Unido depois de "alegadamente" ter estado na Síria onde recebeu formação paramilitar, em 2015.

A polícia de Dusseldorf, Estado federal da Renânia de Norte Vestefália, e os serviços secretos a nível nacional estão a investigar possíveis contactos do suicida britânico na Alemanha.

De acordo com a Focus, as forças de segurança alemãs sublinharam que Abedi não constava das listas de suspeitos nem era alvo de mandado de captura internacional.

O ataque de Manchester, numa sala de concertos em Manchester, fez 22 mortos e 64 feridos, foi reivindicado pelo grupo Estado Islâmico.

Redação