Mundo

Furacão de categoria máxima ameaça milhares de portugueses nas Caraíbas

Estradas cortadas e estabelecimentos fechados na passagem do furacão Emília Monteiro/JN

Um furacão de categoria máxima, grau 5 na escala de Saffir-Simpson, dirige-se para as Caraíbas. Só na ilha de Saint Barthélemy vivem cerca de três mil portugueses.

Administração Oceânica e Atmosférica Nacional dos EUA (NOAA na sigla original) estima que o furacão Irma chegue às Caraíbas na categoria máxima, grau 5, com ventos a cerca de 290 quilómetros hora acompanhado de chuvas torrenciais.

As ilhas de Saint Martin e Saint Barthélemy são aquelas onde vivem mais portugueses. Nesta última, ilha paradisíaca que é refúgio de estrelas como as irmãs Kardashian ou o multimilionário russo Roman Abramovich, vivem e trabalham cerca de três mil portugueses, na maioria oriundos do Norte de Portugal.

Entre a comunidade portuguesa é grande a apreensão com a aproximação do furacão Irma, que tem potencial para causar estragos devastadores.

Segundo a trajetória do furacão estimada pela NOAA, o Irma vai passar pela República Dominica, Haiti, Cuba e entrar nos EUA pela Florida.

Dezenas aconselhadas a abandonarem casas

Por indicação das autoridades locais, dezenas de pessoas abandonaram as casas onde vivem e alojaram-se em casas de familiares, amigos e até mesmo em espaços públicos fechados. Os moradores foram aconselhados a procurar refugio em casas menos expostas ao vento e mais afastadas do mar. O comércio está fechado e as ruas estão cortadas ao trânsito.

Várias pessoas têm corrido para os supermercados para comprarem água.