As juventudes partidárias do PSD e do CDS/PP, partidos que concorrem coligados à Câmara de Penafiel, divulgaram, nesta segunda-feira, um vídeo em que se vê um militante da Juventude Socialista (JS) a insultar uma idosa durante uma ação de campanha.
Os jovens sociais-democratas e democratas cristãos descrevem o episódio como uma "atitude repugnante praticada contra uma indefesa idosa, aparentemente apoiante da coligação "Penafiel Quer"".
Também em comunicado, a JS garante que "não se revê naquela atitude imprópria e irrefletida", "condena veementemente a mesma" e apresenta "um pedido de desculpas" à mulher visada e "à comunidade penafidelense". Mas critica "quem, atrás do anonimato, tenta tirar um ganho político de um erro de um jovem penafidelense".
O caso aconteceu no passado fim de semana, quando a JS percorria as ruas de São Martinho de Recezinhos num autocarro panorâmico. Durante o percurso, surgiu uma idosa na berma da estrada a abanar o que parece ser uma bandeira da coligação "Penafiel Quer", o que motivou os insultos do jovem. A cena foi transmitida em direto através da página da JS na rede social Facebook e levou a que a JSD e a JP emitissem um comunicado bastante crítico. "Quando responsáveis políticos aceitam pacificamente que a campanha eleitoral sirva para atacar, insultar e até desejar a morte de cidadãos que possam não partilhar da mesma visão política, estamos perante um autêntico crime e atentado aos valores democráticos", defendem estas juventudes partidárias.
Também através do Facebook, o autor dos insultos pediu desculpa pelo sucedido e mostrou-se arrependido. "Não sou dos militantes mais ativos na JS de Penafiel e só me envolvi mais na campanha. Ao encontrar-me ali, deixei-me levar pelas emoções e errei de forma que me envergonha. Admito o erro e estou arrependido", referiu Tiago Cunha, que pede para que não façam "aproveitamento político" ao associar a candidatura do PS à sua conduta.