Marinha Grande

Cratera gigante ameaça casas na Marinha Grande

Cratera provocada pelo rebentamento de uma conduta de água, na Marinha Grande Paulo Cunha/Lusa

O rebentamento de uma conduta de água da rede pública provocou, neste domingo de manhã, uma cratera de grandes dimensões, que ameaçou casas e preocupou a população da Marinha Grande (Leiria).

A cratera, com seis metros de profundidade, fez ruir 30 metros de extensão da Rua Aníbal Bettencourt, no lugar de São Pedro de Moel, freguesia da Marinha Grande, pelas sete horas.

O aluimento de terras, causado pela força da água na sequência de uma rotura nos depósitos, chegou a ameaçar três residências (habitadas apenas nas férias), tendo provocado o desabamento de um muro.

A GNR acorreu ao local por volta das 7.45 horas, tendo os serviços camarários cortado a água à população minutos depois.

Segundo disse ao JN a presidente da Câmara da Marinha Grande, Cidália Ferreira, a prioridade agora será "repor a água cortada" e "fazer uma barreira" para evitar que a água volte a causar problemas.

Margarida Reis, moradora de uma das habitações, mostrou-se preocupada com a situação e sublinhou que esta não foi a primeira vez que o mau tempo causou danos naquela zona da freguesia. "Nunca foram feitas obras a sério", apontou.

Recorde-se que, a partir das 13 horas deste domingo, deverão começar a sentir-se os efeitos da tempestade Ana. O distrito de Coimbra, bem como a maior parte do território continental, está em alerta laranja, prevendo-se chuva e vento fortes durante a tarde.

Francisco Pedro