Mundo

"Bebé-milagre" sobreviveu após ter sido abandonada num esgoto

A bebé-milagre DR

As autoridades sul-africanas estão a investigar o caso de uma bebé recém-nascida abandonada dentro de uma caixa de esgoto, ainda com o cordão umbilical, em Port Elizabeth, no início de abril. A criança sobreviveu, mas foi encontrada em estado de hipotermia e com problemas respiratórios.

A bebé foi encontrada por uma mulher que passeava na zona e ouviu um choro vindo do esgoto, depois de o seu cão ter começado a ladrar. Cornie Viljoen, um condutor que passava na zona e que parou para ajudar, conseguiu remover a tampa de cimento que cobria o buraco e desceu cerca de dois metros para chegar ao bebé, que estava nu.

"Não sabia se o bebé estava ferido, por isso tentei pegar-lhe cuidadosamente e devagar, porque era muito pequena. Eu só queria segurá-la por uns momentos, mas sabia que precisava de ajuda médica urgente", explicou o salvador ao "Daily Mail", depois de explicar que foi picado por formigas vermelhas, que tinham um ninho perto do local onde a criança estava.

O caso está a ser investigado pelas autoridades da África do Sul, mas há um dado que parece ser certo. Tanto a polícia como Charmaine Keevy, a mulher que deu o primeiro alerta, consideram que não teria sido possível deixar lá o bebé sem remover a pesada tampa de cimento, que tapava o esgoto. Charmaine diz mesmo que uma mãe que acabou de dar à luz não conseguiria deixar lá o bebé sozinha.

"Há claramente pessoas que sabem quem é a mãe que acabou de dar à luz e espero que essas pessoas falem", disse. No hospital, a menina foi batizada de Grace April.

Redação