Vila Nova de Gaia

Nova estação de General Torres vai estar pronta em agosto

Estação de General Torres, em Gaia Maria João Gala / Global Imagens

As obras de remodelação da estação ferroviária de General Torres, em Gaia, que inclui a instalação de novas escadas e de elevadores, estarão concluídas no início de agosto.

Numa visita do ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, esta segunda-feira de manhã às obras naquela estação da Linha do Norte, a Infraestruturas de Portugal (IP) garantiu que os trabalhos, iniciados em março, terminarão "no final de julho, início de agosto". É uma intervenção orçada em cerca de 480 mil euros que visa melhorar as acessibilidades e criar uma intermodalidade com o metro e outros transportes públicos, e que era reclamada há muitos anos.

A empreitada, com prazo de execução de 150 dias, resulta de um acordo de cooperação entre a IP, a Câmara de Gaia e a Metro do Porto. Foi adjudicada ao consórcio Conduril Engenharia SA / Pinto & Cruz, SA, por 479.208 euros (290 mil euros custeados em partes iguais pela Autarquia e pela Metro, e o restante pela IP).

O ministro falou ainda de todo o projeto de modernização para a Linha do Norte, no dia em que lança o concurso da empreitada para o troço de 10 quilómetros entre Gaia e Espinho, que arranca no próximo ano e irá demorar ano e meio a estar concluída, segundo noticiou esta segunda-feira o JN. O investimento é de 49 milhões de euros.

Carla Soares