2008

Frederico Gil caiu aos pés de Chardy na primeira ronda

O tenista português Frederico Gil foi eliminado na primeira ronda do Torneio de Roland Garros, em Paris, ontem, pelo francês Jeremy Chardy. O tenista de Oeiras, 134.º no ranking mundial, perdeu três sets (6-3, 6-2 e 7-6) frente ao actual número 145. O último set foi o mais disputado, com o português a ser derrotado apenas no "tie break".

Apesar da derrota, Frederico Gil abandona Roland Garros com a satisfação de ter sido o terceiro português a conseguir chegar ao quadro principal da prova francesa, depois de Nuno Marques e de João Cunha e Silva, seu treinador.

Contudo, a principal surpresa da ronda inaugural do torneio gaulês foi a eliminação de Carlos Moya. O tenista espanhol foi derrotado pelo argentino Eduardo Schwank, pelos parciais 7-6 (7/4), 6-2, 6-7 (1-7), 4-6 e 6-3.

Quem também perdeu na primeira ronda foi o brasileiro Gustavo Kuerten, vulgo "Guga", que aos 31 anos pôs um ponto final na carreira. Kuerten perdeu frente ao francês Paul-Henri Mathieu, com os parciais 6-3, 6-4 e 6-2.

O tenista brasileiro apresenta uma carreira com 358 vitórias em partidas individuais, 20 títulos no circuito ATP, oito taças em torneio de pares e 43 semanas como líder do ranking mundial. Em termos de prémios financeiros, conquistou cerca de nove milhões de euros. Guga tem vindo a lutar contra uma contusão no quadril e, após duas intervenções cirúrgicas, decidiu terminar a carreira.

Ontem, no court central de Roland Garros estiveram presentes muitos adeptos de Guga, que assim quiseram mostrar o apoio ao brasileiro, que ganhou por três vezes o torneio de Roland Garros. O sérvio Nova Djokovic, terceiro cabeça-de-série, provou o seu favoritismo ao vencer o alemão Denis Gremelmayr, semi-finalista da edição do ano passado, em apenas quatro sets, com os parciais 4-6, 6-3, 7-5 e 6-2. Nos outros jogos, destaque para as vitórias de James Blake e de David Nalbandian.

Na competição feminina, a sérvia Ana Ivanovic, segunda cabeça-de-série, eliminou a sueca Sofia Arvidsson, por 6-2 e 7-5. A actuar em casa, a francesa Virginie Razzano (cabeça-de-série 24) caiu aos pés da checa Klara Zakopalova, enquanto Vaidisova (cabeça-de-série 23) foi eliminada pela compatriota Iveta Benesova.

Redação