politica

José Viana Baptista

José Viana Baptista, ex-ministro das Obras Públicas, morreu ontem, aos 73 anos, em Lisboa. O funeral realiza-se hoje, às 10 horas, da igreja de São João de Deus para o cemitério de Benfica.

Idade 73 anos

Naturalidade Seixal

Formação Engenharia Mecânica

Cargos Ministro e gestor de empresas

José Carlos Pinto Soromenho Viana Baptista nasceu a 6 de Outubro de 1931, no Seixal.

Formou-se em Engenharia Mecânica, em 1955, no Instituto Superior Técnico, e fez vários cursos e especializações no domínio da Engenharia Aeronáutica em Inglaterra, França e EUA, entre 1953 e 1967.

Começou a actividade profissional na TAP em 1956, onde permaneceu durante 20 anos, desempenhando cargos como director de Manutenção, de Engenharia, de Planeamento e de Organização.

Entre 1976 e 1979, Viana Baptista foi assessor do Ministério dos Transportes e Comunicações, tendo presidido depois à Comissão Instaladora e ao Conselho de Gerência da ANA-Aeroportos e Navegação Aérea.

Em Janeiro de 1980 torna-se ministro dos Transportes e Comunicações, até Setembro do ano seguinte, assumindo depois a pasta da Habitação, Obras Públicas e Transportes, nos VII e VIII Governos Constitucionais, liderados por Francisco Pinto Balsemão.

Depois de abandonar o governo, em 1983, foi nomeado presidente do Instituto de Investimento Estrangeiro e em 1986 passa para o Conselho de Administração dos CTT e TLP.

Em 1992 vai para presidente da Petrogal, de onde saiu três anos depois, após a privatização da empresa.

ver mais vídeos