desporto

Maia e Brenha eliminados

Maia e Brenha eliminados

Adupla portuguesa de voleibol de praia Miguel Maia/João Brenha foi eliminada, ontem, pelo par suíço Patrick Heuscher/Stefan Kobel, perdendo nos oitavos-de-final dos Jogos Olímpicos de Atenas, por 2-0.

Após ter sido repescada para os "oitavos" como uma das melhores duplas terceiras classificadas da fase preliminar, a equipa portuguesa, 68.ª do "ranking" mundial, pouco pôde fazer para surpreender a formação helvética, quarta classificada do "ranking".

O nono lugar final não afectou os jogadores portugueses, tendo Miguel Maia aproveitado, no termo do encontro, para lembrar que em três edições dos Jogos Olímpicos o seu objectivo era sempre alcançar o nono lugar.

"Nos dois primeiros fomos quartos e agora nonos, pelo que temos uma média de 5,6 em classificações e sentimo-nos orgulhosos com isso", sublinhou o voleibolista.

Desde o início do embate que os portugueses demonstraram reunir poucos argumentos para ultrapassar os suíços, denotando falta de frescura física e ritmo, o que foi aproveitado pelos adversários, que jogaram sempre pela certa.

Partindo para um torneio em que estavam conscientes de que pouco poderiam fazer, os dois voleibolistas tentaram ir o mais longe possível e colocaram em campo todo esse querer, mas, ontem, sem resultados práticos.

O início do encontro foi algo equilibrado, mas cedo os suíços assumiram uma pequena vantagem, que lhes permitiu ir gerindo o "set" e travar as ligeiras recuperações dos portugueses, vencendo por 21-18.

O encontro foi rápido, com o segundo parcial a ter uma história um pouco idêntica ao primeiro, com excepção para a fase final, em que Maia e Brenha tudo fizeram para tentar levar o embate à "negra", chegando a empatar a 17-17, mas os suíços reassumiram o comando e fecharam com 21-19.

No final os dois jogadores foram unânimes em apontar baterias para Pequim2008, demonstrando ter ainda alguma ambição.

ver mais vídeos