economia

Marinha e ENVC firmam acordo de 300 milhões de euros

Marinha e ENVC firmam acordo de 300 milhões de euros

O Governo e os Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC) firmaram, ontem, um contrato-programa com vista à construção de mais 11 navios para a Armada Portuguesa.

No valor de 300 milhões de euros, o acordo, que se estende até 2012, permitirá a estabilização da carteira de encomendas dos estaleiros navais de Viana e o reequipamento da Marinha, assinalou o ministro da Defesa Nacional, Paulo Portas.

Aludindo ao contrato ontem firmad, relativo à construção de mais seis navios patrulha oceânicos e de cinco lanchas de fiscalização, o governante considerou tratar-se de acordo que permite a especialização em navio "mais exigente", que poderá, depois, ser comercializado nos mercados internacionais. Contratualizados pelos ENVC com a Armada haviam já sido quatro navios, devendo o primeiro ser entregue em 2005.

Em cerimónia decorrida no âmbito da Semana do Mar, os estaleiros firmaram, também, um contrato com o Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos e com a multinacional alemã Enercom com vista à instalação, nos espaços da empresa, da fábrica de equipamentos para a produção de energia eólica.

Luís Henrique Oliveira

ver mais vídeos