desporto

Nuno Delgado leva a bandeira

Nuno Delgado leva a bandeira

Nuno Delgado foi o atleta escolhido para levar a bandeira de Portugal na cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos, no próximo dia 13, em Atenas. O judoca, medalha de bronze nos jogos de Sydney 2000, mereceu a aprovação da Comissão de Atletas, na pessoa da própria presidente, a marchadora Susana Feitor.

Nuno Delgado foi uma hipótese avançada pelo "Jornal de Notícias" na edição do passado dia 26, na entrevista a Alípio Oliveira. O chefe da missão olímpica portuguesa a Atenas admitiu que o judoca era "uma possibilidade", tal como Fernanda Ribeiro. Nuno Delgado encaixa no perfil então definido por Alípio Oliveira, que queria a porta-estandarte "um atleta com currículo desportivo e que se constitua como uma figura desportiva nacional de repercussão internacional".

Fernanda Ribeiro, que vai para a quinta participação olímpica, era outra das hipóteses. Também Nuno Barreto reuniria as condições para encaixar nos "critérios rigorosos" definidos pela missão olímpica. O velejador da classe tornado já está a representar Portugal na Aldeia Olímpica, em Atenas, onde tem treinado, na companhia de Diogo Caiola e do director técnico da vela, Luís Rocha.

Augusto Correia

ver mais vídeos