sociedade

Xutos & Pontapés vão ser comendadores por Mérito

Xutos & Pontapés vão ser comendadores por Mérito

N uma altura em que celebram 25 anos de carreira, sendo já a mais velha banda rock portuguesa, os cinco elementos dos "Xutos & Pontapés" vão ser agraciados pelo presidente da República, na cerimónia do 10 de Junho, com o grau de comendador da Ordem do Mérito, que distingue "serviços meritórios praticados no exercício de quaisquer funções, públicas e privadas". Em Bragança, Sampaio vai distinguir um conjunto de 38 personalidades das mais diversas áreas.

Com a Grã-Cruz da Ordem Militar de Cristo, o presidente condecorará os embaixadores Vasco da Cunha Valente, Francisco Seixas da Costa, Marcello Mathias e José Gregório Faria Quiteres e ainda o advogado Miguel Galvão Teles, o ex-secretário de Estado dos Assuntos Europeus Vítor Martins e o ex-ministro Valente de Oliveira. Seixas da Costa e Vítor Martins foram ambos secretários de Estado dos Assuntos Europeus, o primeiro nos governos socialistas de António Guterres e o segundo durante os executivos sociais-democratas de Cavaco Silva. Luís Valente de Oliveira foi ministro do Planeamento de Cavaco Silva e ministro das Obras Públicas do actual governo chefiado por Durão Barroso.

A Ordem Militar de Cristo é concedida por "destacados serviços prestados ao país no exercício das funções dos cargos que exprimem a actividade dos órgãos de soberania ou na Administração Pública, em geral, e na magistratura e diplomacia, em particular".

A antiga vice-reitora da Universidade de Coimbra Maria Helena Rocha Pereira será a única distinguida com a Grã-Cruz da Ordem Militar de Sant´iago da Espada, que premeia o "mérito literário, científico e artístico".

A Ordem do Infante D. Henrique, que distingue "serviços relevantes a Portugal", será atribuída a 12 personalidades, embora em diferentes graus. Raul Solnado, o médico João Lobo Antunes, o empresário Artur Santos Silva e o ex-membro da Comissão para as Comemorações dos Descobrimentos Joaquim Cruz e Silva receberão a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique. O pintor Jorge Martins será distinguido com o grau de Grande Oficial. Com o grau de comendador, serão agraciados o jornalista Carlos Fino, o fotógrafo Eduardo Gageiro, António Reis (a título póstumo), Eduardo Serra, director de fotografia, Eurico Carrapatoso, compositor, e Nuno Teixeira Neves, jornalista e professor. A esquadra de helicópteros 552, que tem desempenhado missões no âmbito de operações humanitárias, será agraciada com o grau de Membro Honorário da Ordem do Infante D. Henrique.

As questões europeias deverão dominar a intervenção de Jorge Sampaio na cerimónia do 10 de Junho, que este ano decorrerá em Bragança e durante a qual serão agraciadas 38 personalidades. Sampaio, que deverá gravar esta semana uma mensagem com um apelo ao voto, para ser difundida sábado, na RTP, abordará, além das europeias, as necessidades de desenvolvimento do país, conforme disse, à agência Lusa, fonte de Belém.

Das 38 personalidades agraciadas por Sampaio, destaque ainda para a distinção atribuída ao presidente do Conselho Nacional da Fundação Aga Khan, em Portugal, Nazim Ahmad, e para o fundador da Associação de Língua Mirandesa, Amadeu Ferreira, com a a Ordem do Mérito. A mesma distinção receberá o fundador da Associação de Deficientes das Forças Armadas, José Arruda, e o secretário-geral da Associação Nacional dos Municípios Portugueses, Artur Trindade.

ver mais vídeos