grande_lisboa

«O Setubalense» faz hoje 150 anos de vida

«O Setubalense» faz hoje 150 anos de vida

O trissemanário «O Setubalense» comemora hoje os 150 anos da sua fundação. Foi a 1 de Julho de 1855 que o primeiro número do jornal, fundado por João Carlos de Almeida Carvalho, personalidade ligada ao partido Renovador, saiu à rua, num percurso que teve algumas interrupções, quer por decisão dos seus proprietários, quer por imposição da ditadura, como aconteceu durante seis meses em 1927.

Ao JN, João Carlos Fidalgo, actual director da publicação, falou do orgulho «das raízes, da região, da nossa cidade e das suas gentes. É para eles que trabalhamos todos os dias e que empunhamos a nossa arma, a escrita, para os defendermos».

Da história do jornal, há muitos episódios a contar. Em Abril de 1974, foi ocupado por alguns dos seus trabalhadores, tendo desaparecido milhares de fotografias e velhas colecções do jornal. O «Nova Vida», editado por aquele grupo de trabalhadores, surge então nas bancas. Carlos Bordalo Pinheiro , o proprietário à época, só recuperou a posse do jornal, após acção judicial, em 1980. E voltou a publicá-lo com o nome de «O Setubalense». Em 1983, João Carlos Fidalgo funda a Plurijornal Sociedade Editora Lda, à qual foi cedido o título do jornal. P.M.

ver mais vídeos