cultura

Portugal a Rufar com 500 tambores

Portugal a Rufar com 500 tambores

Dezenas de espectáculos, desfiles (um deles de 500 tambores), exposições, debates e workshops marcam a primeira edição do Portugal a Rufar - Festival Internacional de Música, Percussão e Dança", que, entre hoje e domingo, decorre no Seixal.

O evento, uma iniciativa do Centro de Artes e Ideias Sonoras (CAIS), de Rui Júnior, Magic Music e da Câmara Municipal do Seixal, tem lugar em vários espaços, passando pelas ruas da cidade, pela Quinta da Fidalga e pelo auditório do Fórum Cultural .

"Esta ideia já tem muitos anos. Lembro-me de ter pensado num projecto destes quando eu e o António Miguel nos juntámos, em 1996, para fazer o disco 'Tambor'. Mas demorou este tempo todo até termos condições para concretizar este objectivo. Claro que o apoio da autarquia foi decisivo", adiantou, ao JN, Rui Júnior. Para o mentor do projecto Toca a Rufar, este festival tem como filosofia "aproximar formas de cultura, muitas delas heranças únicas, que é fundamental divulgar e preservar".

O desfile de 500 percussionistas junto à Baía do Seixal e o Encontro Nacional de Orquestras de Percussão, marcados para o dia de encerramento do Portugal a Rufar, "são dois dos acontecimentos mais espectaculares da primeira edição". Mas, como sustenta a organização, "são apenas parte de um todo que inclui dez espectáculos, exposições, workshops e debates, concebidos para agregar públicos com interesses diversificados através de um programa multifacetado".

O elenco de concertos da Quinta da Fidalga reúne artistas tão distintos como a cantora Maria Leon ou os grupos de percussão Tucanas, WOK e o histórico Ó Que Som Tem?, de Rui Júnior. "Sem esquecer a esperada apresentação da banda reggae Mercado Negro, desta vez acompanhada por três dezenas de percussionistas que juntam a sua energia à música envolvente e, por vezes, mesmo hipnótica da banda de Messias, Ndú, Zuínho, Don Lanterna, Brix e Liana".

No âmbito do festival, a Quinta da Fildalga também acolhe uma exposição de instrumentos de percussão de várias partes do mundo.

ver mais vídeos