centro

Uma obra de arte de um artista da terra

Uma obra de arte de um artista da terra

Reencontro da Murtosa com o seu artista, foi como o ex-ministro da Agricultura, Vaz Portugal, classificou o conjunto escultórico, de autoria de Dimas Macedo, que oficialmente, desde ontem, embeleza a rotunda da Varela, a meio caminho entre a Murtosa e a Torreira.

Investimento de cerca de 80 mil euros, a inauguração da obra, segundo o presidente da Câmara Santos Sousa, chegou a estar pensada para coincidir com as celebrações dos 75 anos da criação do município murtoseiro, em 2001.

A obra que "consumiu a paciência dos mais impacientes", o conjunto escultórico da rotunda da Varela é, segundo Dimas Macedo o "relembrar do que foi a Murtosa até aos dias de hoje".

Tem quatro gomos, revestidos a azulejo, onde estão focadas em imagens as tarefas ligadas ao campo, à ria e ao mar. Numa coluna central, em terracota, são projectadas as mesmas imagens em baixo relevo, tendo o local para a implantação do conjunto sido escolhido pelo artista.

Dimas Macedo nasceu na Murtosa, em 1928, e vive desde 1955 em Paris.

Obras suas estão presentes em cidades como Seul (Coreia), Estocolmo (Suécia), Nápoles (Itália) e em Lisboa, junto à estação do Metropolitano de Alvalade.

Jesus Zing

ver mais vídeos