O Jogo ao Vivo

minho

Réplica de capela no jardim é testemunho de devoção

Réplica de capela no jardim é testemunho de devoção

Alexandra Lopes

No concelho de Famalicão existem outros exemplos de fé. Na freguesia de Mouquim, um particular construiu, no seu jardim, uma réplica da capela de Santa Filomena. Inaugurada em 2000, a "capelinha em honra de Santa Filomena" está aberta a quem lá quiser ir, tal como afirma o mentor da obra, Joaquim Moreira.

Devoto de Santa Filomena, Joaquim Moreira decidiu, depois da capela em honra da mesma Santa, de Mouquim, ter sido desmantelada, erguer na sua própria propriedade uma réplica.

Além de uma imagem de "Santa Filomena na Agonia", semelhante aquela que estava na capela que existia na freguesia, existe também, na capelinha construída por Joaquim Moreira, uma imagem de Santa Teresinha, uma de Nossa Senhora do Rosário.

"Quem quiser pode cá vir", diz Joaquim Moreira, explicando que andou cerca de dois anos para conseguir concluir a capela. "Se eu casei na capela de Santa Filomena, como poderia agora não ter capela", exclama.

O desmantelamento da capela de Santa Filomena, em Mouqim, há já alguns anos, causou acesos momentos de agitação e polémica na localidade.

"Vinha de avião para Portugal e um dos motores parou. Fiquei preocupado, quando entretanto o outro motor também parou. Pedi a Santa Filomena que me salvasse", conta Joaquim Moreira. Na altura, diz ter prometido que iria casar na capela de Santa Filomena. Facto que se concretizou, em 1958.

Por isso, aquando da polémica que estalou na altura da desmantelação da capela de Santa Filomena, Joaquim Moreira recorreu aos tribunais para tentar impedir o acto. Contudo, depois do facto consumado resolveu por sua conta e risco, demonstrando a sua devoção, erguendo com o seu próprio dinheiro e no seu jardim uma réplica da capela.

"Como é que podem não reconhecer como Santa, se de várias partes do mundo chegam-me informações de devotos", diz. A Igreja Católica não reconhece a canonização desta mulher.

"Eu tenho a minha devoção e Santa Filomena tem-me ajudado", afirma, apontando que como ele existem outros devotos, que ali vêm fazer as suas orações.

No portão de Joaquim está a caixa de "doações". " Todas as doações revertem para a Associação Santa Teresinha do Menino Jesus", pode ler-se na caixa onde os crentes podem colocar as esmolas. Aliás, ali está também o número da conta onde a referida associação tem as dádivas depositadas. "São para a construção de um lar de idosos e para ajudar as crianças", refere Joaquim Moreira.

Outras Notícias