ultimas

Tailândia: Sismo de hoje foi uma réplica do registado em Dezembro

Tailândia: Sismo de hoje foi uma réplica do registado em Dezembro

O sismo de 8,5 de magnitude na escala de Richter ocorrido hoje no oceano Índico foi uma réplica do registado a 26 de Dezembro aproximadamente no mesmo local, disse à agência Lusa um especialista do Instituto de Meteorologia.

O sismo de hoje ao largo da Indonésia registou-se na mesma falha geológica mas mais a sul e mais próximo da costa de Jacarta do que o sismo de 26 de Dezembro, que deu origem a vários tsunamis e provocou mais de 145 mil mortos em vários países da Ásia, adiantou o mesmo especialista.

"Depois de um sismo daquela grandeza, houve um desequilíbrio na crosta terrestre naquela zona e a Terra está a reequilibrar-se. As réplicas podem prolongar-se por meses ou anos e podem atingir grandes magnitudes, como no caso de hoje", explicou Jorge Cruz.

O responsável do Instituto de Meteorologia acrescentou que, durante esse reequilíbrio da crosta terrestre, que apenas afecta a região onde ocorreu o sismo, "pode haver alterações da frequência e da magnitude das réplicas".

Jorge Cruz salientou que o sismo de hoje, a 880 milhas a noroeste de Jacarta, "é o primeiro a ter uma magnitude de 8 na escala de Richter" depois do sismo de 26 de Dezembro, que registou uma magnitude de 9, exceptuando as réplicas que ocorreram no próprio dia.

Quanto ao alerta de tsunamis que foi de imediato lançado, o especialista em sismologia concordou que se justifica, face à localização e magnitude do sismo, mas acrescentou que "se houvesse um tsunami, já teria chegado à ilha de Sumatra", embora sublinhando que desconhece a situação no local.

<b>Governo português activa gabinete de emergência "por precaução"</b>

O Governo português accionou hoje um gabinete de emergência na sequência do sismo de forte intensidade registado hoje a noroeste de Jacarta, disse hoje à Lusa o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas (SECP), António Braga.

A célula de emergência - que junta elementos do Ministério dos Negócios Estrangeiros e do gabinete da Secretaria de Estado das Comunidades, entre outros - foi accionada por precaução e está em alerta máximo, acrescentou a mesma fonte.

Um sismo de forte magnitude (8,5 na medição de Ritcher) foi hoje registado no oceano Índico, a 880 milhas a noroeste de Jacarta, noticiaram a agência japonesa Kyodo e a cadeia televisiva Skynews. Segundo a agência, foi de imediato lançado o alerta contra tsunamis.

O secretário de Estado das Comunidades Portuguesas disse também à agência Lusa que a embaixada de Portugal em Banguecoque, na Tailândia, a principal estrutura diplomática portuguesa nesta região, está a diligenciar no sentido de apoiar com meios logísticos os cidadãos portugueses que possam vir a ser afectados pelo fenómeno.

Por outro lado, uma fonte do gabinete do secretário de Estado das Comunidades disse à Lusa que António Braga deu indicações ao embaixador de Portugal em Banguecoque, Lima Pimentel, para que este regresse ainda hoje à capital tailandesa a fim de acompanhar as acções a desenvolver no terreno.

O embaixador Lima Pimentel encontra-se de férias em Portugal e estava a ser substituído pelo encarregado de negócios de Portugal em Banguecoque.