O Jogo ao Vivo

minho

Castelo passa a abrir durante a semana

Castelo passa a abrir durante a semana

O castelo da Póvoa de Lanhoso, principal ex-libris do concelho, e que, em dez anos, recebeu 100 mil visitas, vai passar a estar aberto também durante a semana, resolvendo uma reclamação dos turistas. A partir deste mês, aquele monumento nacional, onde funciona um núcleo museológico, poderá ser visitado de terça-feira a domingo, entre as 10 e as 12.30 horas e as 14 e as17.30 horas.

Mas há mais mudanças em vista, como a abertura de um novo piso na torre de menagem, que vai permitir a integração de uma nova sala no circuito de visitas. As alterações visam, de acordo com fonte da autarquia, permitir que o castelo, "que é uma mais-valia cultural e turística do concelho, esteja acessível aos visitantes durante mais tempo alargado" e "contribuir para que o turismo tenha uma nova dinâmica".

Ainda segundo a mesma fonte, as alterações previstas já têm projecto aprovado no IPPAR e candidatura a fundos comunitários, numa intervenção que se pretende que seja "mais consentânea com os conceitos museológicos actuais".

Construído sobre o maior monólito granítico de Portugal, no monte do Pilar, o castelo foi palco da assinatura do Tratado de Lanhoso, celebrado entre Dona Teresa, mãe de D. Afonso Henriques, e a irmã, D. Urraca.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG