primeiro_plano

Crianças devem usar óculos de sol na praia

Crianças devem usar óculos de sol na praia

A protecção dos olhos das crianças nas idas à praia é o próximo passo que os pais têm de dar, após terem aprendido na última década a proteger a pele dos filhos dos malefícios do sol.

O pediatra Mário Cordeiro, defende, em declarações à agência Lusa, que as crianças devem usar óculos de sol desde bebés para protegerem os olhos dos efeitos prejudiciais do sol, como a luz, que pode danificar a visão visto que esta só atinge o estado definitivo na adolescência.

Na última década, a camada de ozono tem vindo a diminuir e a ficar cada vez mais enfraquecida devido à poluição industrial, entres outros tipos, o que tem contribuído largamente para a exposição dos seres vivos aos raios ultra violetas.

Mário Cordeiro afirma que os malefícios das alterações climatéricas têm vindo a ser acompanhados de um conhecimento cada vez melhor dos riscos de exposição aos raios ultra violetas, um dos principais factores ambientais responsáveis pelo desenvolvimento do cancro de pele e de problemas de visão.

Apesar dos pais se sentirem consciencializados e na obrigação de proteger as crianças do sol, o mesmo não acontece em relação a outras partes do corpo, como a visão.

O pediatra considera que tanto os pais, como os educadores e os pediatras devem estender os cuidados de protecção solar à visão.

A Sociedade Portuguesa de Oftalmologia tem lançado os mesmos alertas ao público a explicar que "as radiações associadas aos raios ultravioleta, quando negligenciadas, podem prejudicar gravemente a visão."

Esta organização alerta também para o facto de a seguir à pele, o olho ser o órgão mais susceptível de sofrer danos, a nível da córnea, da retina e do cristalino, devido à exposição aos raios ultravioleta. O risco de desenvolver cataratas torna-se bastante significativo.

Outras Notícias

Outros Conteúdos GMG