cultura

Major Alvega de volta aos quadradinhos

Major Alvega de volta aos quadradinhos

O dia de amanhã fica assinalado pelo regresso do célebre Major Alvega, o ás da aviação da RAF (Royal Air Force, a Força Aérea britânica) às aventuras aos quadradinhos. Ou melhor, pelo regresso de "Battler Britton - England's fighting ace of land, sea and air", o título original da série que em Portugal fez furor nos anos 60 e 70, nas páginas da revista de pequeno formato "O Falcão".

O protagonista foi rebaptizado de Major Jaime Eduardo de Cook e Alvega, filho de pai ribatejano e mãe inglesa e estudante em Coimbra, numa época em que a censura obrigava a que todos os heróis fossem (leia-se tivessem) nomes portugueses. Battler Briton viveu dezenas de aventuras, com muita acção e suspense e um toque de humor, nas quais encontrou (e derrotou) Rommel, Goering, Hitler ou Mussolini.

A nova edição, da responsabilidade da Wildstorm, um dos selos da DC Comics, tem a assinatura do britânico Garth Ennis, hoje um dos mais admirados argumentistas de comic' ("Preacher", "Hitman", "Judge Dread", entre outros), e do neo-zelandês Colin Wilson (desenhador de "A Juventude de Blueberry" e de um Tex gigante), e capas de Garry Leach. Na nova aventura, passada em Outubro de 1942, quando os avanços alemães na Europa e no Norte de África pareciam indiciar a derrota aliada, o às da aviação é enviado para uma base americana, para preparar um ataque conjunto às forças de Hitler, tendo que enfrentar, para além dos perigos habituais, a zombaria dos americanos.

Inserida numa colecção que recupera alguns dos clássicos dos quadradinhos ingleses dos anos 50 e 60, esta mini-série em cinco números assinala também a passagem de meio século sobre a criação de "Battler Britton", por Mike Butterworth e Geoff Campion, em Janeiro de 1956, nas páginas da revista "Sun", da Fleetway.

O Major Alvega, que seria também ilustrado - de forma anónima - entre muitos outros, por Colin Merritt, José Ortiz, Ferdinando Tacconi, Dino Battaglia, Solano Lopez ou Hugo Pratt, viveria a sua última aventura no papel em 1987, mas regressaria na RTP, no final dos anos 90, numa série realizada por Henrique Oliveira e produzida pela Miragem, que combinava actores de carne e osso, como Ricardo Carriço, Rosa Bella ou António Cordeiro, cenários de animação e a narração de Fernando Pessa.

ver mais vídeos