economia_e_trabalho

Morreu ministro do I Governo

Morreu ministro do I Governo

Fernando Santos Martins, antigo ministro da Indústria em três governos constitucionais e ex-presidente do Conselho de Administração da transportadora aérea TAP, faleceu ontem, em Lisboa. As cerimónias fúnebres decorrem hoje, cerca das 15 horas, na capela do Espírito Santo de Cascais, de onde segue o funeral para o crematório do cemitério dos Olivais, de acordo com a família.

Fernando Augusto Santos Martins, de 76 anos, foi ministro das Indústrias Pesada e Ligeira, da Indústria e Tecnologia e da Indústria e Comércio, respectivamente no I, III e X governos constitucionais. Na companhia aérea TAP, Santos Martins assumiu a presidência em dois períodos distintos o primeiro de 1980 a 1981, e o segundo de Dezembro de 1992 ao início de 1996. Exerceu ainda as funções de embaixador permanente de Portugal junto da OCDE (Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Económicos), em Paris.

Nascido em Leiria, em 1930, Santos Martins era licenciado em Engenharia pelo Instituto Superior Técnico e em Economia pelo Instituto Superior de Ciências Económico-Financeiras.

Entre 1955 e 1957 obteve uma especialização em engenharia industrial, na Alemanha. Santos Martins foi ainda administrador de diversas empresas na área industrial, como a Setenave, a Cometna, a Sorefame e a Siderurgia Nacional.

ver mais vídeos