norte

Piscina olímpica é novo megaprojecto de Mesquita

Piscina olímpica é novo megaprojecto de Mesquita

Depois de um estádio e de um teatro, a obra de maior envergadura que a câmara de Braga quer erigir nos próximos anos é o complexo de Piscinas Olímpicas que irá ficar situado no Parque Norte, junto precisamente, ao novo estádio municipal. Garantias do presidente da autarquia, ontem, na apresentação do plano de actividades e o orçamento para 2007. Mesquita Machado assume que "o município é uma referência nacional e internacional a nível desportivo" esperando que "o complexo de piscinas olímpicas cuja primeira fase ficará concluída durante o próximo ano, permita criar um equipamento capaz de acolher nas melhores condições atletas ou equipas de alta competição".

Será para o Parque Norte que irá a grande fatia dos cerca de 28 milhões de euros que a câmara tem disponíveis para investimento. A estes juntam-se nove milhões e meio de euros que irão ser transferidos para as juntas de freguesia. "Se não tivéssemos um valor recorde em termos de poupança só teríamos cerca de dez milhões de euros para gastar em investimentos e não os 38 milhões que temos".

Aliás, o autarca refere que "só um orçamento marcado pelo rigor e por uma gestão realista" permite realizar obras como o complexo de piscinas "se tudo correr bem teremos a grande obra toda pronta em 2007, ficando para 2008 os acabamentos finais que irão ser submetidos a fundos europeus". Mesquita Machado não deixou de referir que "em termos reais Braga tem menos 2% das verbas vindos do Estado por causa da nova lei das finanças locais, o que é uma cereja amarga" que o Governo dá ao concelho.

Uma escola de música irá iniciar a execução do seu projecto, será criado um centro de ciência viva, um parque arborizado na zona sul da zona urbana de Lamaçães e a conclusão do projecto de regularização e renaturalização do rio Este. Pedro Antunes Pereira

ver mais vídeos