televisao

Reviver a infância com séries de TV

Reviver a infância com séries de TV

s músicas da "Heidi", "Marco", " Tom Sawyer", "Os marretas", ou de "Os cinco" estão ao alcance de um clique na Internet, graças ao site "Mistério juvenil" onde estão reunidas as memórias de Paulo Ferreira, de 33 anos, morador no Porto, que agora as partilha on-line com as gerações de 70 e 80.

Citado pela agência Lusa, o autor da página contou que o avô e pai também tinham o costume de "guardar tudo" e que ele não fugiu à regra, arrecadando vídeos, caixas de produtos de época, livros, brinquedos, entre outras coisas.

A ideia e o site nasceram em 2000, mas, na altura, apenas com o intuito de ser um lugar de partilha das obras de Enid Blyton e de Robert Arthur, autor de "Os três Investigadores". Actualmente, é também possível ver os genéricos de séries como "Verão azul", "Espaço 1999" e "Pipi das meias altas", que marcaram gerações.

O objectivo do site - criado por um jovem "saudosista, mas saudável" - é criar um museu virtual de infância. A página está em constante actualização, não só através dos fóruns - existem 330 pessoas inscritas - mas também com outros filmes, sons ou anúncios que serão acrescentados, devagarinho, à velocidade de um hobby.

Além das séries de televisão, o site também tem já disponível um inúmero de anúncios recuperados do esquecimento, como por exemplo o do "restaurador Olex", uns apenas em som outros já com imagem. O o autor conseguiu recentemente o vídeo das Bom-Bokas "- Só há estas são para mim", que ficará disponível em Dezembro, que há alguns meses pedia no site. "Às vezes são os visitantes que pedem algumas coisas e que depois tento encontrar", diz.

Das cerca de 1.100 mensagens via e-mail - "de pessoas diferentes" - e dos participantes dos fóruns, Paulo Ferreira apurou que 85% dos visitantes da página têm entre 27 e os 36 anos.

ver mais vídeos