desporto

Telma Monteiro campeã da Europa

Telma Monteiro campeã da Europa

Telma Monteiro, líder da hierarquia mundial da categoria de -52 kg, sagrou- -se ontem, em Tampere (Finlândia), campeã da Europa de judo, depois de já ter alcançado o "bronze" no Mundial e no Europeu em 2005. A judoca lisboeta, de 20 anos, bateu no combate final a romena Ioana-Maria Aluas Dinea, por "ippon".

"Estive sempre calma e concentrada, não pensei muito nos rankings. Eu e toda gente que me acompanha sabíamos que estava forte e correu tudo bem. Em todas as provas, Mundiais ou Europeus, independentemente de estarem em jogo medalhas, entro sempre para ganhar", disse à Agência Lusa a primeira rainha lusitana de judo da Europa, que realizou "uma prova perfeita", como referiu o seleccionador português feminino, António Matias.

Telma Monteiro, nona em Atenas 2004, começou a corrida ao ouro também por um "ippon" sobre a alemã Mareen Kraeh (que chegou ao bronze) e afastou depois, por "yuko", a polaca Monika Cabaj. Nas meias-finais, a atleta da Construções Norte-Sul derrotou a russa Petra Nareks, sétima mundial, por "waza-ari", repetindo na final, após pouco mais de minuto e meio de combate, o triunfo (por "ippon") que já obtivera em Setembro último sobre a romena (terceira mundial), no Cairo, na luta pelo bronze mundial. As expectativas de Telma Monteiro, vencedora do torneio Super-A de Moscovo, já em 2006, centram-se agora em fazer bons resultados nos próximos Mundiais, em Outubro, na República Dominicana, e no apuramento tranquilo para Pequim 2008.

A outra lusa em acção no primeiro dia dos campeonatos, Ana Hormigo, foi batida no primeiro combate da categoria de -48 kg, por "waza-ari", pela russa Natália Samoilova.Na repescagem,ultrapassou a bielorrussa Olga Leshchenko, por "ippon", mas foi afastada pela espanhola Vanessa Arenas Cameron, por "koka", quedando na sétima posição entre as 17 concorrentes.

Pedro Dias (-66 kg) foi o melhor português da jornada. Terminou em quinto, após derrota, por "ippon", com o estónio Kynter Rothberg. João Cardoso (-60 kg) e João Pina (-73 kg) estiveram bastante discretos.

ver mais vídeos