sociedade_e_vida

Plano para a saúde mental até 2007

Plano para a saúde mental até 2007

A Comissão Nacional para a Reestruturação dos Serviços de Saúde mental foi ontem criada por despacho do ministro da Saúde, Correia de Campos, a qual deverá apresentar até Março de 2007, um plano de acção para ser aplicado nos próximos dez anos.

"Temos um sistema de saúde mental que demorou a desconcentrar-se para os hospitais distritais", disse ontem Correia de Campos, numa conferência de Imprensa, no seu ministério.

PUB

"Este sistema ainda mantém grandes instituições centrais com centenas de pacientes, o que tem um efeito terrível, tanto nas famílias e como nas doenças. Porque após um internamento muito prolongado, o paciente já não quer voltar à família e esta já não quer acolhê-lo", disse, para justificar "É tempo para proceder a uma reforma profunda".

José Miguel Caldas de Almeida - especialista que, nos últimos dez anos, trabalhou nos EUA, em saúde mental, da Organização Mundial de Saúde - coordenará do grupo de 20 elementos, que exercerão as suas funções a título gratuito.

A comissão deverá seguir os princípios orientadores do decreto-lei que prevê que os doentes mentais devem ser tratados "a nível da comunidade, devendo o internamento ocorrer nos hospitais centrais. AM

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG