dossier

Restaurante O Pescador: Peixe fresco do mar açoriano

Restaurante O Pescador: Peixe fresco do mar açoriano

É na Ilha Terceira que voltamos ao encontro com a tranquilidade das paisagens açorianas. Desta vez vamos visitar a Praia da Vitória, bem perto do aeroporto das Lajes. É uma praia enorme, com porto de mar, a proporcionar passeios reconfortantes, com alguns bares junto ao areal para beber um copo e apreciar aquele mar fantástico.

Numa das sua ruelas recebe-nos o Restaurante O Pescador, que apresenta uma sala grande, airosa, com pequeno desnível a formar segunda sala.

Decoração simples e sóbria, óptima amesendação e serviço muito atencioso.

Pão excelente que acompanha queijo fresco e massa de malagueta, típica da região. Rissóis de peixe fofinhos e umas ovas com molho vinagrete muito boas. E manteiga da ilha, pois claro. Sopa de legumes e creme de marisco. Salada de cenoura com coentros. Gambas com cogumelos e gambas ao alho. Algum marisco fresco, com destaque para as enormes lagostas, que podem ser cozidas na ocasião.

Em doses recomendadas para duas pessoas o arroz de marisco, arroz de tamboril e arroz de cherne.

E uma grande variedade de peixe fresco que, para além de alguns peixes de nomes estranhos mas muito saborosos, nos oferecem o cherne e o goraz que abundam naquelas águas: algumas cataplanas, seja de goraz, de garoupa, de cherne ou de rocaz. O polvo à moda da ilha, guisado, óptimo. Espetada de lulas com camarão ou uma bela espetada de cherne. Caldeirada de cherne com camarão. Estes peixes também podem ser grelhados à posta, assim como o espadarte e o serra, que é um primo do atum, em posta alta, bem grelhado, que se rega com azeite e pasta de malagueta e acompanha com batata cozida. À parte vêm uns legumes variados estufados.

Espadarte à pescador. Bacalhau grelhado ou na cataplana.

A carne de vaca da região, de grande qualidade, é servida em bifes suculentos e espetadas bem feitas. Também aparecem umas boas costeletas.

Para sobremesa, a fruta da época, com destaque para o ananás de S. Miguel e os queijos das várias ilhas.