ultimas

Sócrates garante prioridade à linha de TGV Porto/Vigo

Sócrates garante prioridade à linha de TGV Porto/Vigo

O presidente da Junta da Galiza afirmou hoje que o primeiro-ministro, José Sócrates, lhe garantiu que o Governo português dará prioridade ao projecto de construção da linha de comboio de alta velocidade (TGV) entre Porto e Vigo.

As palavras do socialista Emílio Perez Tourino, eleito em 2005 presidente do Governo da Galiza, foram proferidas após ter sido recebido em audiência pelo primeiro-ministro português, na Residência de São Bento, em Lisboa, encontro que durou cerca de 40 minutos.

No final, em declarações aos jornalistas, o presidente da Junta da Galiza recusou-se a especificar se as garantias que recebera do Governo português em relação à linha de TGV Porto/Vigo incluía um calendário preciso.

No entanto, Perez Tourinho declarou que "a construção da linha de comboio de alta velocidade entre o Porto e Vigo será feita no mesmo contexto temporal que a linha de TGV entre Lisboa e Madrid", que está prevista para 2013.

Durante o Governo PSD/CDS-PP, liderado por Durão Barroso, Portugal comprometeu-se a construir a linha de TGV entre o Porto e Vigo até 2009, mas este calendário foi definitivamente abandonado pelo executivo de José Sócrates, durante a última cimeira luso-espanhola, em Évora, no final de 2005.

Em Évora, os governos socialistas de Portugal e de Espanha apontaram a construção da linha de TGV entre Lisboa e Madrid para 2013, sendo a prioritária, e as restantes ligações, entre elas a do Porto a Vigo, ficaram sem calendário.

"Entre os governos da Galiza e de Portugal há agora uma sintonia política e uma grande solidez institucional. O Governo português está plenamente decidido em avançar com a construção das linhas ferroviárias de alta velocidade, incluindo a ligação Porto/Vigo", afirmou Emílio Terez Tourino.

O presidente da Junta da Galiza disse mesmo que, na sequência da conversa com José Sócrates, nunca esteve "tão convencido da determinação firme do Governo português em avançar com a construção desta infra-estrutura".

Segundo o responsável do executivo galego, "a definição estratégica e técnica do projecto" de construção do TGV entre Vigo e Porto "está em curso" e poderá ficar concluída antes da próxima cimeira luso-espanhola, no final deste ano.

"Portugal vai incorporar a construção da linha Porto/Vigo nas prioridades ao nível da alta velocidade", assegurou no final da audiência com José Sócrates, que não prestou declarações aos jornalistas.

Outras Notícias